domingo, setembro 30, 2007

Contas feitas...

Hoje dei por mim a fazer contas... (faço-o de vez em quando, para não lhes perder o rasto) e cheguei à seguinte conclusão: este ano, já por cá passaram 25 animais. 24 gatos e um cachorro. Sendo que, três deles já eram "repetentes" do ano anterior.

Assim, aqui fica a lista dos peludos do sótão em 2007 (até à data):

Mimi de Algodão Doce (estava no sotão desde 2006) - adoptada
Sunny (adoptado em 2006 e devolvido em 2007) - adoptado
Sakura -(adoptada)
Dara - adoptada
Kiwi - adoptada
Amora - adoptada
Lychee - adoptada
Nara - adoptada
Morango - adoptado
Charlotte - adoptada
Sam - adoptada
Carrie - adoptada
Susy - adoptada
Fiori - adoptada
Enzo - adoptado
(Pan)Tufa - ainda para adopção
Winnie - adoptado
Ruca - adoptado
Tico - adoptado
Teco - adoptado
Tica - ainda para adopção
Sansão - ainda para adopção
Rocky - adoptado
Yara - adoptada

Fazendo mais umas contas, em 2005 foram 32, em 2006 foram 26, somando os 22 de 2007(retiram-se os 3 "repetentes"), em três anos foram 80 animais. Uma pequena amostra, considerando as centenas que são abandonados anualmente no nosso país...

A Yara foi adoptada

Levei a Yara ao veterinário na semana passada. Estava com diarreia e tossia um bocadinho. Eram parasitas... Foi desparasitada, levou umas picas, e... A Yara também foi adoptada na sexta-feira. Tem agora uma casinha, uma família nova e outro gatinho para lhe fazer companhia. O Mário Rui (o novo dono) já me ligou a dar notícias, e parece que a menina Yara é a nova dona da casa. Tudo está bem quando acaba bem...

A Nara foi adoptada

Após 6 meses cá em casa, a princesinha Nara foi finalmente adoptada. Foi para a sua nova casa na sexta-feira, e terá um cãozinho (o Yellow) para lhe fazer companhia. Ganhou uma dona muito carinhosa, que até deixou a Nara escrever-me um e-mail e me enviou uma foto desta menina tão especial.

As separações custam muito, especialmente quando os gatinhos ficam tanto tempo connosco, mas no final... no final, com notícias destas, acreditem que vale a pena!

"Querida Madrinha

Fiz boa viagem, mas sempre a chorar; cheguei stressada mas acho que valeu a pena… Gostei muito da nova casa e até do meu companheiro, que se chama “Yellow”. Quando estivermos mais afoitos, mando-te um retrato dos dois.

Aqui segue o primeiro, tirado num dos meus cantinhos. Comi tudo, já fiz xi-xi e agora estou num sofá do escritório com a minha nova dona. Obrigada pelo carinho que sempre me deste e por me teres salvo da rua, com o meu bebé.

Vou dando notícias. Se tiveres tempo, diz-me se recebeste o meu retratinho.

Uma lambidela carinhosa da NARA"

quinta-feira, setembro 20, 2007

Yara





Hoje o meu marido ligou-me a dizer que tinha um "trabalho" para mim. A irmã dele encontrou um gatinho que parecia ter sido abandonado, no Café da Natália, em S.Pedro de Sintra. Não o apanhou mas pediu para irmos lá buscá-lo. Quando chegámos, olhei para o felídeo e disse: "és uma gata amarela!". Pois, porque vi logo pela cabeça que era uma menina :p Uma linda e rara gatinha tabby laranja.

Trouxemo-la para casa, já a desparasitei externamente. Deve ter cerca de 6 meses (pelo tamanho e dentes), e é notóriamente uma gatinha de casa, pois tem as almofadas das patas muito lisinhas e cor-de-rosa. Tem medo do Tufa. Mas o Tufa parece gostar dela... Deixei o meu contacto no café, para o caso de aparecer alguém a perguntar por ela. Segundo as Senhoras do café, apareceu lá hoje, e não é de ninguém dali.

Muito meiga, está um pouco assustada com tanta coisa nova.

Será mais um abandono? Será que se perdeu?

segunda-feira, setembro 17, 2007

4 de Outubro - Dia do Animal


Um grupo de amigos dos animais lançou a ideia de se evocar, no dia 4 de Outubro, Dia Mundial do Animal, todos os animais maltratados e assassinados por esse Mundo fora, em canis camarários, pelas ruas das cidades, abandonados à morte em descampados isolados, em casas vazias e fechadas, enfim, todos os animais que em todos os lugares e de todas maneiras que a maldade do Homem consegue inventar todos os dias são maltratados, torturados e mortos.

Assim, apela-se a todos os que se preocupam com eles e a todos os que gostariam de lhes devolver a dignidade que merecem para que se preste uma singela homenagem não só aos que partiram como também aos que sofrem.

Pede-se a todos os que se preocupam que no dia 4 de Outubro próximo (quinta-feira), a partir das 20h, acendam uma ou várias velas nos parapeitos das suas janelas e, em simultâneo, usem durante o dia um laço de duas fitas, uma azul-celeste e outra negra, simbolizando, respectivamente, o céu para onde eles partiram e o luto pelas suas mortes.

Divulguem esta iniciativa, por favor! Para que haja ao menos alguém que pergunte qual o sentido desta manifestação e seja consciencializado da necessidade de defendermos aqueles que connosco partilham a Terra: os Animais!
___

Uma bonita ideia... Houvessem tantas adesões como quando o Scolari pediu para pendurarmos bandeiras nas janelas... Por mim, já aderi, e vocês?

sexta-feira, setembro 14, 2007

Mais uma vítima dos abandonos de Verão


Olá a todos ! Mais uma triste história de abandono de verão ! Estas 2 gatas
foram abandonadas numa urbanização em Esposende, são super mansas, não sabem
sobreviver na rua. Algumas pessoas vão-nas alimentando, mas é uma zona onde
as pessoas vão passar férias e a partir deste fim desta semana, todos
começam a ir embora e não fica ninguém para as alimentar. Para piorar a
situação, a cruzada de siamesa estava grávida, mas já veio para o Porto e já
foi esterilizada. Para a semana virá a branquinha para esterilizar. Quem me
conheçe, sabe que estou sobrelotada com animais em minha casa e com
denúncias de uma vizinha, estou em riscos de ter que retirar um bom número
de animais de minha casa, por isso não posso de forma alguma, ficar com mais
2 gatas. Peço-vos ajuda para tentarmos encontrar bons donos para estas 2
meninas. Na pior das hipóteses terão que regressar ao mesmo sítio já
esterilizadas, mas é uma dor de alma, pois elas são muito mansas e além de
alguém já ter falado em chamar o canil de Esposende, vem aí o inverno e
gatas de casa , tem os seus dias contados a viver na rua , expostas a todo o
tipo de perigos.....Divulguem , por favor, vamos dar uma oportunidade a
estas meninas, que não têem culpa dos donos irresponsáveis que lhes couberam
em má sorte !
Abraços, Joana Araújo e Joana Dinis

Contactos para adopção :
Joana Araújo - 938267524
Joana Dinis - 919821974
______

ACTUALIZAÇÃO - 17/09/2007
"informo.vos com muita alegria que a gata branca se encontrava perdida e não abandonada e já está de volta a casa!
Só falta um dono para a malhadinha, que já está esterilizada. Zona do Porto"

(Pan)Tufa - Para adopção...



O Pantufa foi abandonado no início de Julho. Vivia na rua, com medo dos carros, dos cães e de outros gatos. Há cerca de um mês, recolhi-o e foi esterilizado e desparasitado. Foi adoptado, mas passadas algumas semanas, veio devolvido por incompatibilidade com o gato residente.

O Tufa tem 1,5 ano e é um gato EXTREMAMENTE MEIGO E CARENTE, só quer mimos e atenção. Quando esteve comigo, "adoptou" um gatinho bebé que também tive para adopção na mesma altura. Dormia com ele, brincavam, lavava-o...

Se procura um amigo para a vida, dê uma oportunidade a este gatinho...

Está vacinado, esterilizado, desparasitado e é negativo a Fiv e Felv.

Se alguém puder ajudar, nem que seja divulgando, agradeço de coração!

--
Raquel Mendes - 96 764 88 59 - gatosnosotao@gmail.com

Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

O (Pan)Tufa veio hoje devolvido...Ele e o outro gatinho da casa não se entenderam, pelo que o Tufinha voltou hoje para o sótão. Aiiiiiiiii!!! Volto à estaca zero com este menino. Família procura-se para gatinho-melga-meigo...

Mas nem tudo são más notícias: o cachorrinho que encontrei atropelado foi hoje adoptado. Vai viver para Alhos Vedros e vai-se chamar Rocky. A família prometeu ir dando notícias e enviando uma fotos.

Apresento-vos o SANSÃO

Porque o prometido é devido, aqui ficam algumas fotos do último menino da ninhada-maravilha. Não é delicioso?!?



quarta-feira, setembro 12, 2007

Encontrei um cachorrinho atropelado - ADOPTADO!





Há semanas piores do que outras... E alturas em que parece que tudo nos acontece...

Na passada sexta-feira encontrei este cachorrinho atropelado. Deve ter sido abandonado ao portão do canil de Sintra, pois foi atropelado mesmo em frente ao mesmo.

Levei-o ao veterinário de imediato, e felizmente não tem nada partido. Levou uma pancada na cabeça (por isso deitava sangue pelo nariz) e está apenas dorido. Coxeia um pouco de uma pata traseira por estar dorido.

Não fui capaz de o deixar no canil... A minha Mãe ficou com ele na varanda, mas deu-me até ao próximo sábado para resolver a situação.Infelizmente não tenho mesmo como o recolher em minha casa...

O cachorro é extremamente meiguinho, tem cerca de 2 meses e será de porte médio...

Socorro!!!

domingo, setembro 09, 2007

Tsuky Francisco GARFIELD da Costa (da Caparica) - dois anos depois

Por vezes dou comigo a pensar se todo este esforço de ajudar animais abandonados vale a pena. Se todas as horas, se todas as preocupações, se todas as lágrimas valem de alguma coisa num país em que o respeito pelos animais está envolto em nevoeiro, esquecido nas brumas do egoísmo de cada um...

Para ser franca, ultimamente tenho andado desmotivada, mas um e-mail que recebi esta semana ajudou-me a recuperar um pouco o ânimo e a ganhar coragem para o presente e para o futuro, também.

Este gatinho que podem ler abaixo na primeira pessoa foi abandonado no verão, há dois anos atrás. Recolhi-o, e foi um gatinho do qual me custou separar, pois tinhamos uma grande cumplicidade que nos unia. Felizmente, foi adoptado como prenda de anos para o David, embora na verdade, a maior prenda tenha sido a dele, por ter encontrado uma família assim.

Ao longo dos anos, vou recebendo sempre notícias e algumas fotos deste peludo. Ao David, ao Carlos e ao querido Garfield - Bichinho Miau, o meu OBRIGADA por me ajudarem a continuar a acreditar.

Estas são fotos do gatinho há dois anos...




3 de Setembro de 2007
Oi “mommy” Raquel

Passaram-se há poucos dias 2 anos que se despediu de mim com umas lagrimazinhas nos olhos.

Como não me esqueço de quem gostou tanto de mim, aqui lhe estou a mostrar como sou hoje um “Gato Burguês”, com “camas” nos sítios onde me apetece, desde os guarda-fatos aos sofás, da minha alcofa a mantas nas varandas para apanhar sol, o meu mundo corre às mil e uma maravilhas.

Tenho uma forte personalidade e não deixo que ninguém me “passe a mão pelo pêlo” (a não ser o “miúdo” meu boss). No kota somente reconheço o meu tratador e mio-lhe para ele me trazer relva do jardim para me ajudar a dirigir os meus pelos.

Continuo a brincar com a “branquinha” ao “esconde esconde” e de vez em quando pulo para lhe dar uma sapatada, mas nada que não seja apanhar-lhe umas penasitas que me fazem cócegas nos bigodes.

Receba uns “miadosinhos” do sempre seu Tsuky GARFIELD Francisco da Costa (Bichinho Miau, para os mais íntimos)

PS Beijinhos do Carlos e do David.

Garfield





Tico, Teco, Tica e Ruca

Ruca - adoptado

Tico - adoptado


Teco - adoptado


Tica - ainda por adoptar


Dos ultimos meninos a chegar ao sótão mágico, três deles já foram adoptados. O Ruca (nome dado pela nova família) foi adoptado na sexta-feira. O Tico e o Teco foram adoptados juntos no sábado por um dos meus veterinários. Ficou apenas por adoptar a menina Tica.

Desta ninhada, faltavam apanhar dois gatinhos. Um deles (o Sansão), foi entretanto apanhado, e veio ontem para o sótão - fotos em breve... Mas preparem-se, pois este gatinho "sui generis" promete partir corações...

domingo, setembro 02, 2007

O Winnie foi adoptado

O pequenino Winnie foi adoptado ontem! Não foi embrulhado nem levou lacinho, mas foi uma bonita prenda de aniversário!
Desejos de muitas felicidades para este gatinho especial!