domingo, novembro 09, 2008

ALERTA - Biotério com 20 000 gailoas para criação de animais para experiências vai ser construido na Azambuja em 2009

Acabei de receber um e-mail da Margarida Garrido, com este alerta. Como a própria menciona, "Além das touradas, dos maus tratos e do abandono, vamos ter também agora um biotério: Portugal é um campo de concentração para os animais."
É muito triste!!! Vamos fazer alguma coisa?
75% do valor do investimento são fundos comunitários...

Azambuja vai receber centro de topo para criação de animais para investigação - Leonor Beleza

"Vamos criar um dos melhores biotérios do mundo, obedecendo a critérios rigorosos e tecnicamente muito avançados. Vão ser criados animais para serem utilizados para fazer avançar a ciência e para bem da saúde das pessoas", disse à agência Lusa Leonor Beleza, salientando que o projecto inclui a participação da Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade de Lisboa.

"Existem outros biotérios na Europa com um grande nível de exigência mas este será reconhecido pelos elevados parâmetros científicos e técnicos muito avançados", frisou.

Segundo adiantou a presidente da Fundação Champalimaud, o programa está praticamente pronto e, dentro de alguns meses, vão começar na Azambuja as obras de construção do equipamento.

O biotério é um projecto privado que vai ser apoiado por fundos comunitários no âmbito do programa de acção aprovado pelo Governo para as regiões do Oeste e da Lezíria e que prevê compensações pela deslocalização da construção do aeroporto na zona da Ota.

De acordo com o programa de acção, o biotério custará 36 milhões de euros dos quais 9 milhões são de privados, enquanto que o restante é suportado por financiamento comunitário.

O biotério terá uma capacidade estimada para 20 a 25 mil gaiolas, serão fornecidas estirpes de animais de laboratório a universidades, institutos de investigação e empresas farmacêuticas de todo o país e particularmente na área da grande Lisboa, refere o programa de acção.

No centro de investigação serão criados novos modelos de doenças, nomeadamente doenças cerebrais e oncológicas.

Leonor Beleza, que falava à margem da cerimónia de abertura do ano escolar da Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca acrescentou que o equipamento pretende também responder às necessidades da própria fundação e servir (exportação) outros centros de investigação em Portugal e no estrangeiro.

O biotério deverá criar entre 80 a 100 novos postos de trabalho e será construído em terrenos cedidos pela Câmara da Azambuja.
Fonte: Jornal Sol

5 comentários:

Anónimo disse...

Que horror, mas o que podemos fazer para tentar impedir isso?

Anónimo disse...

Vou também colocar a noticia no meu blog, espero que não te importes.
beijocas

rutinha disse...

estou estupefacta...nao sabia disto.

mulheres do nosso mundo disse...

anda tudo muito chocado mas ninguém se queixam qd descobrem curas humanas para doenças a partir das experiências que fazem com animais.

e que tal um abaixo-assinado contra a hipocrisia?

theblackcatpt disse...

@mulheres do nosso mundo: ficarias estupefacta com as curas que já existem mas que são escondidas e até mesmo patenteadas para que não possam ser usadas porque o dinheiro está mesmo nos tratamentos prolongados e nas "pesquisas" para algo que já tem solução!!
É investir em coisas como um biotério que dá dinheiro e não vender uma vacina para a Sida, por exemplo, por meia dúzia de tostões!!!!
É só pesquisar e abrir os olhos!