terça-feira, março 28, 2006

Zara à janela... ao sol




(Fotos tiradas hoje à hora de almoço)

segunda-feira, março 20, 2006

sexta-feira, março 17, 2006

Dias cinzentos...

Há já alguns dias que não coloco novidades. Porque não tenho tido muitas... ou porque ando sem grande disposição para escrever.

A Zara começou a ficar agressiva com os meus gatos. E ainda não tive um único contacto para a sua adopção. Eu sei que é uma adopção difícil à partida por não ser uma gatinha bebé ou sequer jovem... e por ser surda. Como dizia o antigo dono na carta, "(...) ninguém quer uma gata como eu (...)".

Estou triste por não aparecer ninguém que lhe possa proporcionar um lar como ela merece, e finalmente, estabilidade e paz. Ela será feliz numa casa sem mais animais... Mas a esperança segreda-me que em breve, em breve...

Além das preocupações com a Zara, ontem tive mais uma má notícia. O João, um gatinho que as
http://arteserepartes.no.sapo.pt resgataram de uma colónia em Lisboa tinha carcinoma (num estado muito avançado) e teve de ser "adormecido". Mais um nó na garganta... A lembrança de que estava a sofrer muito e que lhe demos paz alivia um pouco a tristeza. O João está agora no Céu dos gatinhos.

quinta-feira, março 09, 2006

Zara para adopção

Andei a adiar fazer o anúncio da Zara, mas hoje ganhei coragem...

segunda-feira, março 06, 2006

15 dias sem quase dormir e... Zara para adopção

Há 15 dias que dormíamos menos de 4h por noite. A Zara continuava a miar muito de noite. Estávamos exaustos... A Zara dormia de dia, mas nós temos de trabalhar...
Na sexta-feira levámos a Zara à nossa Veterinária. A surdez confirmou-se. A Zara não ouve nada. Por isso mia tão alto.
Voltamos com ansiolítico mais forte para que a Zara não miasse tanto e para que nós consigamos recuperar o sono e a sanidade mental. E um conselho: devemos encontrar um novo lar para a Zara, que lhe proporcione as condições a que ela estava habituada. Uma pessoa que esteja muito tempo em casa, e de preferência, sem mais animais ...E eu chorei mais uma vez. Choro porque me custa pensar que não haverá muita gente a ter a paciência que nós temos tido com ela, porque me liguei a ela, apesar de ter nos ter destabilizado a nós e aos nossos gatos (que estão completamente doidos e assustados com os "gritos" da nova residente).
Mas a Zara teve a reacção oposta ao medicamento e ficou hiper-activa, não se calava, não estava quieta, não queria colo, nada, não havia nada que a deixasse mais calma e foi mais uma noite sem dormir.
No dia seguinte, nova medicação. E a Zara está bastante mais calma. Já não mia sem razão, mia apenas se se sente encurralada pelos nossos gatos ou se lhe tocamos sem que nos veja primeiro.
Por muito que me custe, procuramos novamente um lar para a Zara...

quarta-feira, março 01, 2006

A explicação


Decidimos ficar com a Zara. A Senhora que estava interessada nela (supostamente avó da funcionária que me contactou), tem 80 anos. Espero que esta Senhora ainda tenha muitos anos de vida pela frente, mas preocupava-me a ideia de a Zara poder passar pelo mesmo outra vez... E com todo o esforço que fiz para que ela não se deixasse morrer, achei que era injusto para a Zara. E embora a "neta" desta Senhora tenha muita experiência com animais, esta senhora não tem gatos desde muito nova.
A Zara esta noite voltou a chorar muito. Estou acordada desde as 4h,30m, levantei-me mais de dez vezes, ora para lhe ralhar, ora para lhe fazer festas e a tentar acalmar.
Após várias análises e testes (inventados na hora), chegámos a uma conclusão que explica muitas das atitudes da Zara: a Zara é surda (ou quase). Por isso não se levanta quando chegamos a casa e se assusta quando lhe tocamos e está de costas. Não reage à nossa voz e quando mia, mia muito alto.